Qual o momento certo para ter cuidador de idoso em casa

Home / Sem categoria / Qual o momento certo para ter cuidador de idoso em casa

Qual o momento certo para ter cuidador de idoso em casa

A SERVICE RH sabe que esse é um dos momentos mais delicado na vida de um filho. Pois e difícil ver que nossos pais, antes saudáveis e independentes, não conseguem mais cuidar de si mesmos. Talvez um de seus pais tenha caído e quebrado o quadril, ou esteja ficando desorientado e já tenha se perdido, ou talvez tenha sido diagnosticado com uma doença grave. Por outro lado, pode ser difícil para o idoso aceitar mudanças físicas e outras circunstâncias que agora limitam sua independência.

cuidador de idoso 1É muito comum ouvir famílias dizendo que jamais pagariam alguém de fora para auxiliar um parente que necessite de cuidados — seja em casa ou em um hospital. Muitas delas consideram o ato impessoal, insensível demais. Outras temem que o profissional maltrate o idoso ou aja com negligência.

Porém, imagine um núcleo familiar formado por um casal e duas crianças. Este se mantém graças ao salário dos adultos, que passam o dia inteiro trabalhando, longe de casa. Um dia, seus integrantes são surpreendidos com a notícia de que seu pai sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou com sequelas. Esse sendo seu único filho se pergunta como abrir mão do emprego para prestar auxílio constante ao paciente? E mesmo se pudessem, estariam essas pessoas preparadas?

Embora seja difícil falar sobre questões relacionadas ao envelhecimento, se a família conversa sobre as opções e se prepara, poderá lidar melhor com o que quer que aconteça.

Cuidar de um idoso necessita de muitos cuidados e de tempo disponível e por mais que o filho queira se dedicar e retribuir todo cuidado que teve de seus pais durante toda sua vida, muita das vezes não pode, pois trabalha e provavelmente tem também suas responsabilidades com sua família já formada, como no exemplo acima.

cuidador de idoso 2É nesse momento que a família acaba decidindo contratar um cuidador de idoso, e por esse motivo que se recomenda a contratação de técnicos com pelo menos um curso voltado ao atendimento da Terceira Idade no currículo.

Indicamos que se o profissional contratado tenha experiências com este tipo de serviço, e qe tenha no mínimo curso técnico de enfermagem para saber como agir com os primeiros socorros no momento de necessidade.

Outras características desejáveis nesse profissional são: pontualidade, responsabilidade com as tarefas rotineiras, paciência, comprometimento (não faltar por motivos banais), bom preparo físico e criatividade, principalmente se a pessoa assistida sofre de demência. O profissional deve ser criativo para desenvolver atividades que promovam descontração e melhoria das capacidades cognitivas e funcionais. É importante também respeitar a história de vida dos mais velhos, lembrando que eles não são crianças e, assim, não devem ser tratados como tal.

Atualmente, os cuidadores assumem um papel de extrema importância ao tratar de idosos, pois os auxiliam em todo o tipo de tarefas diárias e ajudam-nos a manterem-se socialmente ativos. Os cuidadores têm a responsabilidade de zelarem pela alimentação, da higiene, da medicação. No entanto, também lhes fazem companhia para que eles não se sintam deprimidos ou isolados e incentivam-nos a fazerem exercícios para terem uma melhor qualidade de vida.

Hoje em dia, os cuidadores são reconhecidos como técnicos profissionais de saúde e o seu trabalho é muito valorizado pelos médicos e/ou especialistas, quando existe a necessidade de analisar o historia clínico de um paciente. O diagnóstico inicial que é feito pelos cuidadores acerca de uma eventual perturbação que afete uma pessoa idosa é muito importante e, na maioria das vezes, é a solução do problema.

No entanto, não se deve esquecer que um cuidador de idoso, também possui suas limitações físicas e mentais, é necessita de descanso para cuidar de si próprio, pois só assim conseguirá cuidar corretamente de alguém dependente. Caso contrário é bem provável que o cuidador fique mais devastado e deprimido do que o próprio idoso e dessa forma sem condições de executar suas atividades.

 

Gostou de nossas dicas? Não deixe de nos acompanhar, a SERVICE RH estará constantemente através de nosso site, te dando dicas para te ajudar no seu dia a dia!

Recent Posts
Abrir chat
Faça aqui seu orçamento