Como higienizar esponja da cozinha
A Service RH trabalha oferecendo também o serviço de diaristas, por isso sabemos bem a importância da higienização de todo material de limpeza em uma cozinha, assim como nos outros ambientes, porém a cozinha e o banheiro sempre requer mais atenção, do banheiro iremos falar em outro tópico, aqui vamos falar de um aliado nosso na cozinha… A esponja de cozinha!
Utilizada principalmente para lavar louças, está em contato direto com os germes e bactérias contidos na pia. No momento em que a pessoa pega a esponja para lavar, é contaminada pelos milhares de micro-organismos contidos nela. Como o uso é frequente, essas bactérias se espalham pelo corpo sem que possamos perceber, o que pode deixar o organismo mais suscetível à contração de doenças.
Usar a esponja de cozinha para limpar a mesa, a bancada suja e, possivelmente, as manchas no chão pode levar bactérias à superfície que você está tentando limpar. Mesmo esponjas que parecem limpas podem conter milhares de bactérias por centímetro quadrado. Para evitar uma infestação de germes, leveduras e esporos em suas esponjas, procure limpá-las pelo menos a cada 3-4 dias!
Normalmente, independentemente do tipo de esponja que você tenha, é necessário efetuar a troca em uma ou duas semanas, dependendo da frequência de uso. Com as técnicas que te apresentaremos abaixo, a vida útil se prolonga um pouco mais. Sendo bucha vegetal ou esponja sintética, é recomendável efetuar a descontaminação a cada dois ou três dias. Agora vamos te ensinar os métodos:
-
Limpeza diária
Após utilizar a esponja, remova qualquer resto de comida que ficou preso. Além de alimento, as bactérias adoram a umidade. Por isso esprema ao máximo possível para que grande parte da água seja dispensada. Em seguida, deixe-a secando.
Sabe aquela tábua de madeira que você usa para cortar alimentos? Evite limpá-la com a esponja, principalmente se você cortou carne crua. Isso aumenta as possibilidades de contaminação
-
Limpeza no micro-ondas
Se você realmente não quer bactérias na sua esponja, utilize o método do micro-ondas, Lembre-se que só é possível em esponjas que não contêm partes metálicas!
Molhe toda a sua esponja e não deixe que ela seque; só tome cuidado com as esponjas feitas de plástico, que podem derreter no aparelho. Para evitar problemas, coloque uma toalha de papel debaixo da esponja. Em seguida, leve-a ao micro-ondas por período de um a dois minutos. Feito esse processo, retire a esponja e a deixe esfriando em um local seco e arejado antes de usá-la. Não esprema a esponja antes de resfriá-la para não causar queimaduras.
Dica importante:
Ao desinfetar esponjas no micro-ondas, certifique-se de que não há fragmentos de metal grudados na esponja e sempre molhe-a com água antes, visto que ela pode pegar fogo se não for umedecida apropriadamente.
-
Limpeza no Lava-louças
Existe o método para quem tem uma máquina lava-louças. Coloque a esponja dentro do aparelho para a próxima lavagem e secagem e a deixa dentro da máquina até o final do ciclo. Depois de terminada a lavagem, a esponja estará praticamente sem bactérias. Mas não faça esse processo apenas com a a finalidade de lavar a esponja na lava-louças, senão haverá muito desperdício de água e energia. Busque sempre utilizar sua máquina com a capacidade máxima indicada pelo fabricante; assim, você otimizará o uso de água, sabão e energia, reservando um espaço para a esponja.
-
Limpeza com água oxigenada
Como utilizar água sanitária não é bom para o meio ambiente, pode-se substituí-la por água oxigenada de 10 volumes misturado com água: (deixe a esponja nessa mistura por 15 minutos). O importante é fazer esse procedimento a cada semana.
Mais umas dicas:
- Ao invés de usar a esponja, use outros materiais para limpar o caldo de carne crua. Toalhas de papel funcionam bem, mas pode ser mais econômico e melhor para o meio ambiente usar um pano de prato separado ou pano de chão.
- Use panos de prato para limpar líquidos derramados e outras sujeiras nas bancadas, pisos e mesas. Você vai economizar dinheiro em papel toalha e sua esponja ficará limpa por mais tempo.
- Substitua a esponja regularmente. Comprar esponjas rotuladas como resistentes a germes pode diminuir a quantidade de bactérias em sua cozinha em 99,9%.
- Se você precisa matar todos os esporos (em vez de apenas bactérias) deixe a esponja no micro-ondas por 5 minutos. Tenha o cuidado, porém, de se certificar de que ela ainda está molhada; uma esponja seca pode pegar fogo ou derreter quando levada ao micro-ondas.
- Quando terminar de usar a esponja, esprema-a bem e deixe-a secar completamente. As bactérias irão morrer em uma esponja seca. Você pode alternar entre duas esponjas para permitir mais tempo de secagem, e você pode também inclinar a esponja úmida contra a borda da pia ou do frasco de detergente para permitir melhor ventilação/secagem.
- Depois de esquentar uma esponja no micro-ondas, o vapor e a umidade produzidos lá dentro soltam partículas de alimentos e manchas. Use uma toalha de papel ou pano de prato após a remoção da esponja para limpar as manchas no micro-ondas.
- Adicione suco de limão ou um produto de limpeza à base limão SEM amônia à solução de água sanitária para ajudar a reduzir o cheiro do cloro. Usar água sanitária perfumada é também uma opção. Enxágue com água fria quando terminar.
- Depois de usar a esponja, torça-a e envolva-a em um papel toalha para absorver o excesso de umidade. Uma forma mais amigável para o meio ambiente e, geralmente, menos dispendiosa é usar um pano de prato em vez de papel toalha.
- Se a sua esponja estiver com uma cor, textura ou cheiro diferente de quando você comprou, então o melhor a fazer é trocar – tudo isso são indícios de bactérias que se proliferaram.
- Com a esponja (preferencialmente vegetal) descontaminada, é só lavar louça sem se preocupar, desde que você torne essas técnicas parte do seu dia a dia.