Como acabar com odor no sapato

Home / Sem categoria / Como acabar com odor no sapato

Como acabar com odor no sapato

mal cheiro no sapato 1Hoje a SERVICE RH vai falar de um assunto um tanto quanto delicado mais que ocorre com muitas pessoas. O Odor nos pés e sapatos!

Pés e sapatos fedorentos podem enjoar, envergonhar e causar problemas sociais, goste você disso ou não. Portanto, forme um plano de ataque para refrescar os sapatos que estão com esse odor e salvar-se dos constantes constrangimentos relacionados à troca de calçados em publico.

Daí vem a pergunta… Como nos livrarmos do mau cheiro nos sapatos? Às vezes o interior de algum calçado retém o suor com maior intensidade, gerando um odor difícil de suavizar.

mal cheiro no sapato 3Daí foi pensando nisso que a SERVICE RH decidiu lhe dar umas dicas! Então não se preocupe, porque existem truques bem simples que iremos te ensinar para te ajudar a resolver esse problema.

O bicarbonato de sódio

Infalível. Já falamos aqui no blog mais de uma vez dos grandes benefícios do bicarbonato para a limpeza da casa. Esse elemento químico natural tem a capacidade de absorver manchas, odores e umidades, e por isso é frequentemente utilizado para eliminar o mau cheiro.

E como usá-lo? Muito fácil!

Basta jogar uma colher de sopa de bicarbonato em cada pé do sapato, nas palmilhas. Espalhe-o bem e deixe que atue no sapato por toda a noite. Pela manhã será possível notar a melhora.

O talco

O talco atua do mesmo modo que o bicarbonato de sódio. Tem a capacidade de absorver a umidade e com isso, minimiza o odor. Nesse caso você tem duas opções: pode pôr um pouco de talco em cada sapato e deixar atuar durante a noite para removê-lo de manhã ou, o que também é eficaz e fácil de fazer, aplicar o talco no pé para eliminar a sudoração. Será muito útil e efetivo.

Eliminar bactérias

Esse truque é curioso e muito efetivo. Para isso será preciso ter em casa um pouco de sálvia e lavanda. São duas plantas que eliminam muito bem os odores. Se as tiver, basta colocar em cada sapato algumas folhinhas de sálvia e uns raminhos de lavanda. Depois, deixe os sapatos tomarem ar fresco para eliminar as bactérias. Pela manhã você terá seus sapatos mais do que prontos!

Laranja, limão ou toranja

mal cheiro no sapato 2Outro remédio muito simples. Nunca jogue fora a casca do limão ou da laranja, e muito menos da toranja. São muito práticas para eliminar o mau cheiro dos sapatos, nesse caso e como sempre, bastará colocar as cascas dentro dos sapatos durante a noite. Sem dúvidas um truque seguro!

 

Óleo essencial de árvore do chá

Dentre os óleos essenciais com propriedades desinfetantes o da árvore de chá é, sem dúvidas, o mais eficaz. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou perfumarias. Não é caro e pode servir tanto para eliminar o mau cheiro dos sapatos. O que faremos é deixar algumas gotas pingarem nas palmilhas dos sapatos duas vezes por semana, assim tiraremos o odor e eliminaremos as bactérias. Muito fácil.

Pó Antisséptico

  • Use pó antifúngico para os pés, ou tente um spray antibiótico. Ambos podem ser comprados em mercados e farmácias.
  • O pó antisséptico é normalmente associado ao pé de atleta. Apesar de o pé de atleta causar odor nos pés e gerar sapatos fedorentos, é possível ter calçados fedidos sem tal condição. Use areia para caixinha de gatos. A areia parece um pouco esquisita, mas funciona por um motivo: ela possui grandes propriedades desodorizantes. Encha uma meia com areia de gato fresca, prenda-a com um laço na ponta e deixe-a no sapato durante a noite

Água e vinagre

Borrife uma combinação de duas partes iguais de água e vinagre destilado branco em seus sapatos. Despeje a mistura nos cadarços e na sola do sapato, e deixe o ar secá-lo por 30 minutos. Você pode usar um secador de cabelo depois caso esteja com pressa. Depois disso, deixe um pouco de bicarbonato de sódio no sapato por uma noite

Procure a verdadeira causa do mau cheiro

mal cheiro no sapato 4Sabemos que o mau cheiro nos sapatos deve-se ao suor dos pés, porém, também é evidente que alguns sapatos fedem mais do que outros. Talvez isso se deva ao fato de que há palmilhas que absorvem mais o suor e outras que o retém, favorecendo o surgimento de bactérias. É um risco que não vale a pena correr.

Ao notar que o mau cheiro não sai facilmente, pode mudar regularmente as palmilhas do sapato, mas se isso não for possível, pode optar por usar palmilhas especiais que protegem do mau cheiro e das bactérias. Considere que o mau cheiro a longo prazo pode trazer problemas nos pés, por isso é necessário manter uma boa higiene.

Mais umas Dicas

  • Mantenha uma meia (ou um par de meias) cheia de areia de caixinha de gato e bicarbonato de sódio diariamente. Mantenha esta mistura nos sapatos durante a noite para ajudar a combater o odor.
  • Tente não usar sapatos fechados todos os dias. É ruim para a saúde dos pés e favorece o mau cheiro.
  • Quando chegar em casa, mude de sapato e deixe os que usou durante o dia para tomar ar.
  • Não importa se o sapato é de boa ou média qualidade, todos absorvem o mau cheiro. Por isso devemos manter uma boa limpeza dos mesmos. Escová-los todos os dias, principalmente limpá-los por dentro utilizando um pano úmido com o mesmo produto que você costuma limpar as roupas. Esfregue bem, eliminando manchas de umidade.
  • Se você costuma sofrer de sudoração excessiva na sola do pé, seria adequado seguir a dica que ensinamos anteriormente: aplique talco. É um remédio simples que servirá muito para o dia a dia.

Prevenção:

  • Lave e seque os pés antes de calçar qualquer sapato
  • Hidrate os pés com creme que contenha uréia, pés hidratados e sem fissuras são mais resistentes às bactérias que causam o chulé.
  • Use meias limpas, prefira as de algodão, troque-as todo dia. Meias sujas e suadas são foco de bactérias causadoras dos maus odores.
  • Sempre polvilhe pó ou spray antisépito nos pés antes de calçá-los. Na falta do pó industrializado, substitua por bicarbonato de sódio, um pouquinho resolve.
  • Limpe o sapato após usar: lave as sandálias rasteiras e chinelos, LIMPE COM VINAGRE OU ÁGUA SANITÁRIA molhe um algodão e limpe dentro do calçado.
  • SEMPRE: Quando chegar em casa, retire os sapatos e polvilhe sal fino de cozinha dentro do sapato  e deixe em local fresco, arejado e longe do sol.
  • Não use o mesmo sapato todo dia:alterne com outro par e fique sem usar o mesmo calçado por no mínimo 24horas.

 

 

 

 

Gostou de nossas dicas? Não deixe de nos acompanhar, a SERVICE RH estará constantemente através de nosso Blog, te dando dicas para te ajudar no seu dia a dia!

Recent Posts
Abrir chat
Faça aqui seu orçamento