Como ter uma boa relação de patrão e empregada domestica
A SERVICE RH sabe que quando uma pessoa contrata outra para outra para cuidar de sua casa, você tem uma série de exigências, e pra te ajudar a ter sua lista de cuidados de sua casa cumprida e manter uma boa relação entre patrão e empregada doméstica, te daremos algumas dicas!
Essa relação profissional que se estabelece dentro de uma casa não é nada fácil… o primeiro passo para um convívio pacífico é discutir todos os detalhes. É necessário ficar clara a conduta de cada um para evitar conflitos. Estabelecer as regras, as tarefas a serem exercidas e as obrigações de cada lado! Lembre-se dessa ultima frase deste paragrafo.
Pois se não haverá aqueles questionamentos: será que esses patrões também são exigentes consigo mesmos? E as empregadas… Será que cumprem o combinado?
Na entrevista é o melhor momento para as partes terem a exata noção de direitos e deveres de cada um. Temas e questões sensíveis como carga horária, uso do telefone (tanto o celular quanto o fixo), danos materiais causados pela empregada doméstica, religião, folgas e aumentos salariais podem e devem ser discutidos com clareza nesse momento.
No dia a dia, sabemos que nem sempre o que é combinado na entrevista de emprego é cumprido tanto pelos patrões quanto pelas empregadas. Não realizar as tarefas domésticas de acordo com as orientações dos contratantes e estender a jornada de trabalho previamente combinada com a funcionária são alguns fatores que acabam em desentendimentos.
“Hoje em dia, os patrões querem que a empregada doméstica faça todo o serviço da casa em um dia só: lave, passe, cozinhe, limpe e cuide das crianças. Fazer isso tudo em oito horas é quase impossível” Esse é um dos mais comuns questionamentos das empregadas domésticas!
Além de fazer e manter os serviços de uma casa, a empregada doméstica tem a obrigação de zelar pelo patrimônio da família a quem presta serviços. Da mesma forma, ela deve se relacionar bem com todos os membros da família, pois é quem mais permanece dentro de casa, muito mais do que os patrões.
Como o trabalho doméstico é bastante amplo, ele requer disponibilidade de tempo para que tudo seja feito no tempo certo. Daí a necessidade de a empregada doméstica realizar o seu trabalho de forma metódica e organizada, o que simplificará o seu trabalho”,
Para que as tarefas sejam feitas de forma organizada, é preciso que sejam realizadas em locais e horários distintos, sem tumulto e confusão. Daí a necessidade de um plano de atividades, maneira eficaz de simplificar e organizar o trabalho.
Para resolver esses problemas de forma consensual, patrão e empregada devem fazer juntos um planejamento semanal, especificando os dias da semana para lavar, passar roupas, limpar vidros etc. Assim, no final da semana, o serviço estará completo.
Mas como iniciar esse planejamento… o primeiro passo para evitar conflitos é agir com profissionalismo.
Para ficar mais claro, dividiremos as tarefas da seguinte forma:
- Limpeza Diária:
– Limpar e polir todos os móveis e utensílios, inclusive prateleiras e estantes;
– Limpar todos os tapetes, passadeiras e capachos;
– Limpar e desinfetar o banheiro, inclusive lavatório, sanitário, piso, paredes, com emprego de sabão e desinfetantes;
– Limpar manchas de qualquer natureza que surjam nas paredes, nos rodapés, nas portas e áreas pintadas ou revestidas em fórmica;
– Lavar as louças e utensílios da cozinha;
– Limpar a mesa e as cadeiras;
– Limpar o fogão;
– Limpar a pia e a bancada da cozinha;
– Limpar com vassoura e pano úmido o chão da cozinha e da copa ou sala de jantar;
– Colocar as toalhas de banho para secar;
– Colocar o lixo para a coleta.
- Limpeza a serem realizadas duas vezes por semana
– Limpar o mobiliário e eletrodomésticos com utilização de lustra móvel ou similar;
– Molhar as plantas;
– Lavar o banheiro, inclusive azulejos.
- Limpeza a serem realizadas semanalmente
– Limpar e polir objetos metálicos, com polidor de metais;
– Higienizar os aparelhos telefônicos com álcool (germicida);
– Limpar o aparelho de ar condicionado de janela, ventiladores e exaustor;
– Trocar as roupas de cama;
– Limpar os peitoris das janelas;
– Lavar as roupas, passar e guardar;
– Limpar a geladeira e freezer.
- Limpeza a serem realizadas quinzenalmente
– Limpar todas as portas, maçanetas, face interna das esquadrias metálicas e vidraças, com emprego de limpa-vidros e produtos não- corrosivos, utilizando banco, escada ou outro equipamento apropriado nos locais de difícil acesso, visando tanto à conservação da pintura como a limpeza total dos vidros, além de evitar quedas pessoais e de material usado;
– Limpar os tetos e as paredes.
- Limpeza a serem realizadas mensalmente
– Limpar a face externa das esquadrias metálicas e vidraças, com utilização de produtos não-corrosivos, para evitar a aceleração do processo de deterioração;
– Limpar as paredes internas, inclusive divisórias, com produtos não- corrosivos, visando à conservação da pintura, das cortinas e persianas/venezianas, removendo pó e manchas porventura existentes;
– Limpar as áreas compreendidas entre as janelas e os cobogós;
– Limpar os livros da biblioteca com equipamento apropriado;
– Descongelar e limpar a geladeira;
– Lavar potes e adornos;
– Limpar objetos de bronze, cobre, prata, cristais, arranjos, enfeites e outros;
– Limpar armários;
– Virar os colchões e limpar as camas e os estrados.
Lembrem-se essas são apenas algumas dicas de uma lista dos serviços de uma empregada doméstica, não podemos esquecer que cada caso é um caso, por isso você deve adequar sua lista conforme a realidade de sua casa e da rotina da empregada domestica que você contratou!
Gostou de nossas dicas? Não deixe de nos acompanhar, a SERVICE RH estará constantemente através de nosso blog , te dando dicas para seu dia a dia!